quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cores quentes e cores frias

Achei uma boa ideia explicar aqui no blog o que são cores quentes e cores frias porque noto que há muita confusão nessa matéria. Para tal, tenho aqui a roda das cores.


Como se consegue ver na imagem as cores quentes são: vermelhos, rosas e laranjas e as cores frias são os azuis, roxos e verdes. O amarelo na verdade é uma cor neutra (nem quente nem fria) enquanto que um amarelo esverdeado é uma cor fria.

No que toca a bases uma base com um tom avermelhado/rosado é uma base quente enquanto uma base com tom amarelo é fria (embora se formos rigorosas é neutra). 

Quanto a cobrir olheiras temos que descobrir a cor que anula as olheiras. Se olharmos para a pele imediatamente abaixo dos olhos e repararmos que a cor predominante é o azul a cor que a anula é o rosa , ou seja, o anti-olheiras de preferência teria um tom rosa. Por outro lado, a cor que complementa o olho azul é o vermelho/laranja ,logo, para realçar um olho daquela cor usar-se-ia um baton vermelhor/laranja. Se falarmos em linguagem MAC o corrector de olheiras a usar seria o NW (depois o número varia consoante o tom da pele) pois tem tonalidade vermelha (mesmo que a base seja NC) 

roda que demonstra os tons contrários e os que secomplementam


Na MAC NC significa neutral cool (cores frias) e o NW significa neutral warm (cores quentes). Eu acho fundamental ir à MAC e pedir para uma assistente ajudar-vos não só com a questão de saber se a pele é NC ou NW mas também a tonalidade. Por exemplo, eu sou NC20 para olheiras e NC 25 para base.

Com esta informação sei que tenho a pele com tonalidade fria e que tenho olheiras de tom verde.

Para quem não quer ou não pode dirigir-se à MAC há outras maneiras de descobrir se a pele é fria ou quente. Para quem se enquadrar nalguma dos seguintes pontos o tom é quente:
  • Se o teu cabelo é preto, castanho ou com madeixas ruivas, os teus olhos são castanhos e a tua pele é dourada e bronzeia facilmente.
  • O teu cabelo varia de louro claro , escuro ou dourado,os teus olhos são castanhos e a tua pele é dourada e bronzeia facilmente.
  • O teu cabelo é naturalmente ruivo, os teus olhos são verdes ou castanhos e o teu tom de pele é bege e bronzeia facilmente.
  • O teu cabelo é naturalmente ruivo ou castanho dourado, os teus olhos são azuis e a tua pele é bege clara e bronzeia facilmente. 

Os restantes pontos são para quem tem tom frio:

  • O teu cabelo é castanho claro ou médio e os teus olhos são verdes ou azuis e queimas a pele facilmente (mas tens bochechas rosadas)
  • O teu cabelo é naturalmente louro escuro, os teus olhos são azuis ou castanho claro e a tua pele é pálida ou clara.
  • O teu cabelo é castanho escuro, os teus olhos são azuis e tens um tom rosado numa pele clara ou pálida.
  • És morena, com olhos azuis-cinzentos ou verdes claros, a tua pele é pálida ou clara e tens um toque de rosa nas bochechas.
  • O teu cabelo é naturalmente ruivo ou castanho escuro, os teus olhos são castanho escuro e a tua pele é pálida ou clara e as tuas bochechas são muito rosadas.

O que pode acontecer se uma pele fria receber cores quentes (e vice versa) como base:

  • O teu tom de pele vai parecer cansado e acinzentado (como cinzas)
  • Os olhos podem parecer círculos escuros e ensombrados 
  • Os dentes podem parecer um tom mais amarelo
  • Ouvem-se comentários como: Pareces doente. Estás bem? 


É muito importante jogar com as cores que se complementam/anulam na maquilhagem pois é a maneira de tornar a maquilhagem numa segunda pele ao invés de numa máscara.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...