segunda-feira, 8 de abril de 2013

As melhores lojas de beleza em Lisboa

Antes de continuar a escrever o que quer que seja, tenho que alertar para o facto de este post ser apenas e exclusivamente, a minha opinião pessoal, formulada ao longo de anos e anos de compras em lojas de beleza. Não tenho qualquer parceria com nenhuma das lojas e não fui impingida a escrever este post por nenhuma delas. 
Tenho que acrescentar ainda, que este post tem apenas por objecto a qualidade das instalações, da prestação das funcionários das lojas e da relação que a loja faz com o cliente e não está relacionada com a qualidade dos produtos! Se estivesse a escrever este post baseando-me na qualidade dos produtos que são vendidos em cada loja escreveria algo totalmente diferente e numa ordem diversa.
Tirando este à parte, achei que seria interessante criar um post com o top 3 de melhores lojas que costumo visitar e as minhas razões por detrás desta escolha. Como podem perceber, este post apenas irá versar sobre lojas que eu já visitei pessoalmente, pelo que, podem existir lojas maravilhosas, que eu ainda não posso avaliar por ainda não as ter visitado.

Top 3 melhores lojas:




  1. Kiehl's



A loja da Kiehl's encontra-se na Rua António Maria Cardoso, mesmo à saída do metro na Baixa-Chiado. Esta loja não chama muito a atenção da rua parecendo uma montra de uma farmácia antiga. 

Atendimento: As funcionárias são muito atenciosas e ouvem tudo o que temos para dizer. Nunca senti que me estivessem a apressar ou a fingir que ouviam o que eu estava a dizer acenando com a cabeça. 
Conseguimos, na loja, fazer um teste de tipo de pele imediatamente e sem retirar a maquilhagem. Este teste é feito com um papel específico que existe na loja e, pelo menos no meu caso, o resultado foi acertado (zona T oleosa e bochechas desidratadas). 
Nunca senti que me estivessem a tentar impingir produtos mas sim que me estavam a aconselhar os melhores produtos para o meu problema específico ou para o meu tipo de pele. 
Percorri a loja de ponta a ponta com as assistentes a me indicarem este ou aquele produto sem nunca parecerem cansadas ou fartas.
No fundo, achei as assistentes muito profissionais, simpáticas e atenciosas que se preocupam em criar um elo com o cliente. Saí da loja sempre com um sorriso na cara e sempre falei com as assistentes sobre assuntos de beleza que não estavam relacionados com os produtos que ia levar e estas sempre se mostraram receptivas a uma conversa sobre novos produtos e tendências no mercado. 
Noutro plano, as assistentes estão plenamente informadas sobre os produtos que estão à venda na loja e, na maior parte das vezes, já experimentaram o produto pessoalmente. Se há algo que me agrada é uma loja que incentiva as funcionárias a experimentar, elas mesmas, os produtos à venda. 

Disposição dos produtos: Os produtos estão expostos numa lógica de tipo de produto, ou seja, peles com tendência acneica têm uma prateleira inteira com produtos dedicados a este tipo de pele. Este tipo de selecção é o meu preferido porque permite-me encontrar os produtos que quero o mais facilmente possível.
Todos os produtos estão expostos em prateleiras altas excepto uma pequena selecção de produtos no meio da loja que estão em cima de uma mesa. Esse secção é para bálsamos labiais, creme de pés. etc.
O preço encontra-se marcado no próprio tester do produto.

Atendimento personalizado: Da última vez que estive na Kiehl's comprei dois produtos e vim para casa com 10 amostras. E não eram amostras tiradas de uma gaveta e jogadas para o saco de compras como se fosse de má vontade. Eram amostras de produtos relacionados com a minha compra e dois mimos extra para o corpo e para o cabelo. 
No Natal, algo semelhante aconteceu. Como podemos incluir os produtos que quisermos na caixa de prendas que eles têm disponíveis, incluí produtos que achei que a minha mãe iria gostar. Depois de me inquirir um pouco mais sobre a minha mãe, a assistente encheu a caixa de amostras, também relacionadas com a informação que eu lhe tinha facultado.
Estes pequenos gestos nunca me passam despercebidos e aprecio muito quem tem a sensibilidade de procurar saber mais sobre o cliente já que nós não somos carteiras ambulantes!
Ainda no atendimento personalizado, a Kiehl's disponibiliza algo que nunca antes tinha visto: uma ficha técnica com a data que lá estivemos, o nosso tipo de pele, os produtos que estamos a levar e a estação do ano a que se aplicam e, ainda, inclui sugestões de produtos para usar na estação contrária (Inverno-Verão) caso a pele tenha necessidades específicas nesse sentido.
Assim, não perdemos tempo a pensar o que comprámos daquela vez ou quando foi ou qual o produto que nos tinham indicado há quatro meses para usar agora. Está tudo escrito e bem organizado!

Toque especial: A bata que as assistentes usam dá um toque especial a todo o conjunto da loja. A Kiehl's começou como sendo uma farmácia há 160 anos atrás, tendo enveredado pelos cosméticos depois. O facto de manterem um pouco da história ainda dentro da loja dá-lhes aquele toque especial. Para já não falar no acolhedor que é o chão em madeira e as paredes em tijolo.

Onde encontrar: Que eu tenha conhecimento, a Kiehl's só existe na Rua António Maria Cardoso e no Aeroporto de Lisboa.

2. Lush

A Lush é uma das lojas mais divertidas que eu alguma vez tive o prazer de entrar. Esta loja aproveita a variedade de cor e de tamanho dos seus produtos para atrair clientes dando a ideia que se trata de uma verdadeira loja de doces.

Atendimento: A Lush tem que garantir que as suas funcionárias são tão divertidas como os produtos que estão à venda e posso dizer que não falharam. A maior parte das vezes que entrei na loja tinha 3 assistentes ao meu dispor. Cada uma delas interage com a outra de uma maneira perfeitamente à vontade e divertida. É nesta interacção cómica que elas envolvem o cliente que sente que é o centro das atenções e a pessoa mais importante ali dentro.
Todos sabem que cliente feliz compra mais e volta mais vezes à loja. Devo dizer que este facto já me fez voltar à loja da Lush várias vezes. 
Embora por vezes possamos sentir como se estivéssemos a ser alvo de todo o tipo de experiências e que vamos sair da loja com mil e um cheiros a nos rodear (porque aquela assistente achou que devíamos experimentar o perfume sólido e a outra achou que era altura de levarmos uma massagem nas mãos e a terceira quer mostrar-nos a que cheira aquela balística) a experiência não deixa de ser diferente e deliciosa ao mesmo tempo.
Para quem não gosta de contacto físico (virtualmente ninguém) podem fugir desta loja porque não saem da Lush sem sentir, pelo menos, dois pares de mãos no vosso corpo.
Mesmo assim, nunca achei que as assistentes vão longe demais ou não respeitam a nossa esfera pessoal. Dentro da loja é só diversão e mais nada e, se não quisermos experimentar aquele produto ou não gostarmos daquele cheiro, ninguém vos vai receber com cara feia por causa disso.
Quando aconselham produtos, as funcionárias, pelo menos 90% das vezes, já os experimentaram e conseguem dizer, em primeira mão, o que acharam e os resultados que sentiram. Como já referi anteriormente, o facto de as funcionárias experimentarem os produtos das lojas agrada-me imenso e ajuda a criar uma confiança acrescida na loja em questão.
Sempre que faço alguma compra na Lush recebo uma amostra generosa dos sabonetes deles.

Disposição dos produtos: Todos os produtos estão expostos em prateleiras de madeira até ao nível dos olhos. Isto faz com que a loja não pareça atafulhada, ainda que haja produtos por todo o lado. 
Os produtos estão expostos numa lógica de: produtos para a banheira, cabelo, produtos para o rosto, perfumes e sabonetes. Embora possa parecer tudo muito confuso, porque os separadores não são evidentes, alguns minutos dentro da loja são suficientes para nos orientarmos.
Os nomes dos produtos e o respectivo  preço são facilmente visíveis nos papelinhos da loja.

Toque especial: A Lush tem uma revista que é entregue ao cliente após a compra, com todos os detalhes sobre todos os produtos. Devo confessar que gosto muito da revista e aponto os produtos que quero experimentar com caneta para não me esquecer na próxima ida à loja.

Onde encontrar: Centro Comercial Amoreiras 

3. Kiko





A Kiko é uma loja que vale a pena visitar. A marca é italiana e, há cerca de uma ano, abriu uma loja em Lisboa. É uma loja com especial atenção para a disposição dos seus produtos.

Atendimento: Na Kiko, as assistentes são muito simpáticas e atenciosas e estão sempre dispostas a esclarecer alguma questão ou a ajudar-nos a encontrar um produto. Confesso que, no que toca há Kiko, não costumo ter perguntas quanto aos produtos mas, costumo ouvir as dúvidas de outras clientes e as assistentes têm sempre dicas e informações .
Por vezes e devido à afluência de gente na Kiko, as assistentes andam numa correria de um lado para o outro e só têm tempo para uma pergunta rápida.
Que eu tenha conhecimento, a Kiko não tem amostras ou descontos especiais disponíveis na loja.

Disposição de produtos: Gosto muito da disposição de produtos na Kiko porque, exceptuando as três mesas que existem no centro da loja, não temos que olhar para baixo. As prateleiras estão à altura do olhar e todas as cores estão expostas numa espécie de arco-íris de cosméticos. Esta disposição é muito útil e atractiva para quem vê a loja de fora.
Os produtos estão dispostos numa lógica de olhos, lábios, unhas, face e, no centro da loja: promoções/descontos e nova colecção. As mesas estão sempre cheias de gente e são difíceis de visitar.
O facto de a loja não ter porta é perfeito porque faz com que não haja encontrões nas entradas e saídas de pessoas e parece influenciar as pessoas a visitar a Kiko.
Os testers estão bem identificados pois são os únicos produtos fora das caixas seladas. Assim não há (tanto) o perigo de as pessoas utilizarem o produto de venda como tester. Os preços também se encontram bem identificados e fáceis de ver. Para quem experimenta os produtos, tem acesso a removedor de maquilhagem e verniz nas prateleiras.
A loja é muito bem iluminada o que faz sobressaltar as diferentes cores e tons da maquilhagem.

Toque especial: Acho imensa piada aos cestos de compras da Kiko. A loja é tão pequena e ainda temos direito a passear um cestinho.

Onde encontrar: Armazéns do Chiado


Se tivessem que escolher o vosso top 3 de lojas na vossa zona, quais seriam? Tenho muita curiosidade em saber :D

Se gostarem deste post digam-me. Assim posso fazer um post com as 3 piores lojas :)

2 comentários:

  1. muito muito obrigada! estava mesmo a precisar destas informações.

    continua com o excelente trabalho! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :D Fico muito contente por ter ajudado :)
      Comentários assim são muito importantes para me manter motivada :)

      *

      Eliminar

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...